Fisioterapia

É uma ciência da Saúde que estuda, diagnostica, previne e recupera distúrbios cinéticos funcionais do corpo humano, causadas por traumas, alterações genéticas ou por doenças adquiridas. O profissional fisioterapeuta é responsável em avaliar, prescrever, dar diagnostico cinético funcional, prognostico, intervenção e alta. A partir do diagnóstico, o fisioterapeuta prescreve o tratamento a ser realizado, utilizando-se do conjunto de técnicas como eletroterapia, termoterapia, exercício, técnica manuais, entre outros. Restabelecendo e fortalecendo a capacidade física e funcional de seus pacientes.

A fisioterapia possui uma área da atuação grande, aqui na Espaço Terapia realizamos as:

• Fisioterapia Ortopédica;

• Fisioterapia Temporomandibular;

• Fisioterapia Neuromotora;

• Fisioterapia Respiratória;

• Fisioterapia Uroginecológica / Disfunção do assoalho pélvico

Ortopédica

Tem como finalidade tratar ou prevenir as disfunções osteomioarticulares e tendíneas, crônica ou aguda. Causadas por traumas e ou fraturas provenientes de acidentes, lesões por esforços repetitivos no trabalho ou na pratica de esporte. Dentre os recursos são utilizados equipamentos de estimulação elétrica, laser, ondas curtas, infravermelho e ultrassom, além de técnicas manuais de manipulação e mobilização, e exercícios cinesioterapêuticos. Juntos contribuem para retorno às atividades funcionais do dia a dia.

Temporomandibular (ATM)

Tratamento fisioterapêutico voltado para as disfunções relacionadas a articulação temporomandibular (ATM). Essa articulação funciona como uma dobradiça que liga a mandíbula ao crânio. Esta disfunção pode causar dor e desconforto. Com técnicas para a redução da dor o tratamento consiste na melhora da amplitude de movimento e realinhamento articular, e diminuição do bruxismo (apertar e/ou ranger os dentes).

Neuromotora

Tem por finalidade tratar o individuo que possuem lesão cerebral, medular ou com deficiência neuromuscular. Causada por acidente ou por complicações de doença em qualquer fase da vida. São realizados exercícios que promovam a restauração de funções motoras, por meio exercício de alongamento, fortalecimento, equilíbrio e treino de marcha. Além de técnicas lúdicas voltadas para crianças que necessitam de estimulação para desenvolver motor.

Por exemplo, pessoas acometidas por:

• AVC (derrame cerebral);

• Tumores;

• Mal de Parkinson e Mal de Alzheimer;

• Esclerose Múltipla

• Traumatismo Cranioencefálico

Respiratória

Tem como finalidade tratar e prevenir praticamente todas as doenças que atingem o sistema respiratório. Por exemplo, DPOC, asma, bronquite, insuficiência respiratória dentre outras. Em atendimento ambulatorial são utiliza técnicas manuais que ajudam na mobilização de secreção, e também exercícios respiratórios que aumentar a capacidade ventilatória do pulmão, até que, a recuperação respiratória do individuo seja normalizada.

Dentre os benefícios estão:

• Melhora da troca gasosa;

• Maior expansão pulmonar.

• Liberação de secreções do pulmão e das vias aéreas;

• Facilita a chegada de oxigênio em todo corpo.

Uroginecológica

A Fisioterapia Uroginecológica envolve áreas da Urologia, Ginecologia, Coloproctologia.  Atuando no tratamento ou prevenção, dos transtornos relacionados à musculatura do assoalho pélvico.
Após avaliação do profissional fisioterapeuta, serão definidos exercícios cinesioterapeuticos, uso de equipamentos de eletroestimulacão e ou biofeedback. Dessa forma atuando na prevenção e ou reabilitação nos distúrbios das disfunções pélvicas.

Entres os tratamentos estão:

• Incontinência urinária e fecal;

• Retenção urinária;

• Constipação;

• Disfunção sexual feminina;

• Bexiga neurogênica em paciente com lesão neurológica;

• Prolapsos genital (perda de sustentação de órgãos que constituem o assoalho pélvico);

• Recuperação funcional pós prostatectomia;

Também pode ser indicada para gestantes, pois durante a gestação ocorrem disfunções do assoalho pélvico causando desconforto para gravida. Com os exercícios específicos ocorre o fortalecimento da musculatura oferecendo maior apoio ao útero, diminui a pressão da bexiga, além de colaborar para a diminuição na dor lombar – muito frequente nas mulheres grávidas. Assim contribuindo para o bem estar durante a gestação, além de preparar com técnica especifica a gestante para parto normal.

Erro › WordPress

Há um erro crítico no seu site.

Saiba mais sobre a como resolver problemas do WordPress.