Síndrome do Túnel do Carpo

Síndrome do Túnel do Carpo

Há uma estrutura localizada entre a mão e o antebraço, chamada de canal do carpo, por onde passa também o nervo mediano. Pessoas que apresentam sensibilidade, dormência ou formigamento podem estar com a Síndrome do Túnel do Carpo, que prejudica as atividades diárias de qualquer um.

 

Causas

O que mais contribui para o desenvolvimento da Síndrome do Túnel do Carpo é a Lesão do Esforço Repetitivo (LER). Muitas pessoas que passam tempo demais digitando ou tocando instrumentos musicais estão entre os que mais sofrem dessa síndrome. Além disso, há também as causas traumáticas, inflamatórias, hormonais e medicamentosas.

Esse desconforto é muito mais comum no sexo feminino, visto que a área do túnel do carpo é relativamente menor do que em homens, e pode haver menos espaço para erro. Algumas doenças crônicas, como diabetes, estão entre os fatores de risco para uma futura Síndrome do Túnel do Carpo.

 

Sintomas

Dormência ou formigamento da palma da mão é um dos principais sintomas da Síndrome do Túnel do Carpo. Dor que se estende até o cotovelo está presente em casos mais desenvolvidos. O desgaste muscular em alguns dedos também é muito comum.

 

Tratamento

A inflamação no nervo mediano faz com que as estruturas vizinhas desenvolvam edemas. O papel da fisioterapia é fazer com que esses problemas sejam diminuídos. Para isso, o profissional se valerá de equipamentos como o TENS, cuja finalidade é atuar no sistema que estimula a dor. O Ultra-som poderá ser necessário para manipular a dor.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *